Curiosidades

Você sabia…

Que a percepção visual só é processada no cérebro depois de percorrer a retina e nervo óptico?

 

Você sabia…

Que a região macular, responsável pela visão central, é riquíssima em células conhecidas como cones, e estas só veem bem em presença de bastante luz ? Por esta razão, quando entramos em um ambiente escuro, como no cinema, nos primeiros minutos custamos a enxergar a cadeira vazia que estamos procurando. Uma dica : se você olhar meio de lado, aí sim vai distinguir de imediato se um determinado lugar está ocupado ou não.

 

Você sabia…

Que a maior causa de cegueira a partir dos 60 anos é provocada pela catarata? Mas é uma cegueira passível de reversão, através de uma cirurgia.

Você sabia…

Que a pintura, literatura e  música de muitos artistas sofreu influências de vários distúrbios oculares?

 

Muitos cientistas acreditam que as figuras alongadas nos quadros pintados por El Greco (1541-1614) poderiam ser decorrentes de um astigmatismo de que ele era portador.

Você sabia…

Que o glaucoma pode evoluir durante anos sem produzir nenhuma manifestação ocular ? Aí reside o grande perigo desta doença sorrateira. Somente os exames da pressão ocular e de fundo de olho podem detectar a presença da doença.

Você sabia…

Que quando choramos de emoção liberamos pela lágrima mais proteína do que o lacrimejamento induzido por reação química, além de dois hormônios estressantes,  o ACTH e a leucina encefalina também liberados na exposição química?

Você sabia…

Que às vezes o glaucoma também pode evoluir com uma pressão ocular baixa ? Isto é extremamente importante, e portanto, o oftalmologista não pode confiar apenas na tomada da pressão, mas também analisar a cabeça do nervo óptico e o campo visual.

Você sabia…

Que não se deve assistir TV em ambientes totalmente escuros ? O forte contraste entre a luminosidade da tela e o ambiente deve ser amenizado, pelo menos, com um abajur na sala onde se assiste a TV.

Você sabia…

Também não se deve ficar muito próximo da tela. O recomendável é ficar a pelo menos um metro de distância, quando a tela é de 14 polegadas. Quanto maior a tela, mais longe deve sentar.

Você sabia…

Que ambientes de total escuridão representam risco de perda da visão porque podem desencadear uma crise de glaucoma  agudo em quem tem estreitamento angular (câmara anterior ocular com seio camerular estreito)?

Você sabia…

Que medicamentos a base de beladona, homatropina e atropina, devem ser evitados por quem têm a câmara camerular estreita principalmente se forem submetidos à cirurgia sob anestesia geral? Para evitar complicações pergunte ao seu oftalmologista  que tipo de ângulo camerular você tem: aberto ou estreito.

Você sabia…

Que através do exame ocular se pode detectar uma série de doenças sistêmicas? Alguns exemplos : tuberculose, sarcoidose, artrite reumatóide, síndrome de Sjögren, diabetes, adenoma de hipófise, hipocalcemia, toxoplasmose, AIDS, esclerose múltipla, e muitas outras.

Você sabia…

Que o exame de fundo de olho também pode ajudar no diagnóstico e no controle de várias doenças ? A fundoscopia permite ao médico visualizar diretamente o sistema vascular de uma pessoa, com isso tendo-se uma idéia do que está acontecendo em toda as artérias e veias de muitos outros órgãos.

Você sabia…

Que também a hipertensão arterial sistêmica, diabetes, tumores intracranianos, arterioesclerose e muitas outras doenças podem alterar completamente o aspecto do fundo de olho, tal e qual podemos observar nas figuras abaixo?

Curiosidade 1

O estudo do oftalmologista australiano Noel Dan traz uma perturbadora novidade para a história da arte. De acordo com seu artigo, publicado no Journal of Clinical Neurosciense, as imagens borradas criadas por pintores impressionistas como Monet, Degas, Renoir, entre outros, estariam relacionadas à miopia.

 

Curiosidade 2

O globo ocular pesa aproximadamente 7,5 gramas.

Curiosidade 3 

A retina é um mosaico de 130 milhões de células nervosas sensíveis à luz.

Curiosidade 4 

Em condições físicas normais o olho humano pode distinguir quase 10.000 diferentes cores.

Curiosidade 5 

Os músculos da pálpebra piscam, em média, até 20.000 vezes por dia.

Curiosidade 6 

O daltonismo atinge aproximadamente 8% dos homens, mas apenas 0,5% das mulheres.

Curiosidade 7 

A distância média entre os olhos é de aproximadamente 6,2.

Curiosidade 8 

A “luz negra”, geralmente observada em boates, na realidade emite uma pequena porcentagem de luz violeta e uma grande porcentagem de raios ultravioleta, invisível ao olho humano. Entretanto, alguns materiais denominados fotoluminescentes, absorvem os raios ultravioleta e devolvem ao ambiente raios com freqüências menores, na região do violeta. Essa fluorescência permite efeitos luminosos interessantes, como aqueles observados em boates.

Pela mesma razão alguns sabões em pó “lavam mais branco”: após a lavagem, a roupa reflete a parte visível dos raios solares e também transforma o ultravioleta em visível. Portanto, essa peça de roupa emite mais luz visível do que recebe: “é mais branca”. Entretanto, isso não significa, necessariamente, que esse sabão deixe a roupa mais limpa do que os outros.

Curiosidade 9 

Ao olharmos para uma fonte de luz pontual, como por exemplo as luzes de uma cidade a noite, geralmente, observarmos a deformação dessa fonte em nossos olhos (como o desenho de uma estrela de natal). Esse é um exemplo simples do comportamento ondulatório da luz. Ela é difratada ao passar pela pupila do olho, ou por entre os cílios quando os olhos estão entreabertos.

Curiosidade 10 

A pupila do olho é preta, mas fica avermelhada em fotos tiradas com “flash”.

O olho humano é como uma câmara escura com um orifício, a pupila (Fig. 8.6). Como, normalmente, a luminosidade é maior fora do que dentro do olho, nós enxergamos a pupila preta. Entretanto, o fundo do olho, a retina, é intensamente irrigado por vasos sanguíneos, o que lhe dá uma cor vermelho-alaranjada. Por isso quando uma luz intensa, como o “flash” de fotografia, entra no olho, a cor vermelha é preferencialmente refletida. Isso deixa a pupila avermelhada nas fotografias.

Curiosidade 11 

Ao observarmos estrelas no céu, às vezes, temos a sensação de só conseguirmos enxergar aquelas mais fracas quando não olhamos diretamente para elas, mas um pouco ao seu lado. Isso ocorre porque em nossos olhos, as células responsáveis pela visão noturna , os bastonetes, se situam na periferia da retina. Por esse motivo, algumas pessoas que dizem ver vultos durante a noite podem estar diante desse fenômeno.

 

Curiosidade 12 

“À noite, todos os gatos são pardos”.

Não sabemos ao certo a origem dessa frase, mas com certeza, ela pode ter uma explicação física. Ocorre que a noite, quando a luminosidade é pouca, o olho humano é mais sensívelao espectro azul da luz, menos sensível ao amarelo e menos ainda ao vermelho. Além disso, com baixa luminosidade, as células responsáveis pela visão colorida, os cones, são muito menos sensíveis do que os bastonetes que distinguem apenas as diferentes intensidades de brilho e, portanto, correspondem à uma visão em preto e branco. Assim, de modo geral, todas as coisas ao nosso redor adquirem uma tonalidade cinza (ou parda) quando a luminosidade do ambiente é fraca.

 

Curiosidade 13 

Muitos animais possuem a visão em preto e branco. Alguns deles, entretanto, enxergam melhor do que o homem, como por exemplo a águia (daí vem a expressão “enxergar com olhos de águia”). Outros, como o rinoceronte, são extremamente míopes. Mas o mais interessante é que vários animais enxergam uma parte dos raios infravermelhos. Isso lhes permite caçar durante a noite, já que um corpo emite raios infravermelhos conforme a sua temperatura.

  • A visão em três dimensões (ou esterioscópica) depende muito do fato de possuirmos dois olhos (visão binocular). Você pode verificar que, ao fechar um de seus olhos, perderá grande parte da noção das distâncias entre os objetos. Isso ocorre porque os dois olhos captam a imagem do mesmo objeto de posições diferentes, devido à distância entre os olhos. Essas duas imagens são superpostas no cérebro o que dá a sensação de 3D.

  •  Laser é um sigla que quer dizer: “light amplification by estimulated emisssion of radiation”. Traduzindo: “amplificação da luz por emissão estimulada”.

A luz do laser é mais intensa do que a luz comum porque é um feixe de luz monocromático (as radiações são de uma única freqüência) e coerente porque as ondas estão em fase (as cristas e os vales coincidem). Tem várias aplicações no cotidiano: telecomunicação; soldar e cortar metais; medir grandes distâncias com precisão; cds e vídeos-discos; holografias; medicina em cirurgias; e endoscopias.

  • Holograma refere-se a fotografias em três dimensões que contêm toda informação em cada porção da sua superfície. A palavra holograma tem origem grega e significa: holo = todo, inteiro e grama = mensagem, informação.

Para produzir um holograma é usado um filme sensível à luz que registra a interferência de dois feixes de laser, sendo um do objeto, denominado feixe-objeto, e outro de luz difusa do laser, chamado feixe de referência. Esta interferência armazena toda a informação dos dois feixes de luz. Quando o filme processado é iluminado, ele recria o feixe objeto, criando uma imagem em três dimensões real.

Como deve ser a postura da pessoa na frente do computador?

O ideal é a tela do computador ficar na altura da linha dos olhos ou um pouco abaixo para diminuir o ressecamento da lágrima. A posição das pálpebras é um fator importante da fadiga visual.  A cadeira ideal é a que tem apoio para os braços e altura suficiente para seu corpo não ficar encurvado para a frente, pois isso pode causar pressão na nuca e dor de cabeça após horas de permanência nessa posição.

 

Por que meus olhos ardem quando fico na frente do computador durante algumas horas?

Quando você está prestando muita atenção em alguma atividade, ocorre uma diminuição da frequência de piscar e isso acarreta ardor e desconforto visual. Por isso, nunca se esqueça de piscar mais quando estiver usando o computador, ou no cinema ou assistindo a um vídeo na TV.

 

Ler com pouca luz pode enfraquecer a visão?

Pode cansar ou dificultar a leitura, mas não enfraquece a visão.

 

Usar óculos vicia?

O uso dos óculos não vicia. Quem usa óculos ou lente de contato com grau passa a enxergar embaçado sem a correção visual porque  passa a perceber o que é ter visão nítida.  A dificuldade de enxergar à distância pode indicar miopia, dificuldade para perto indica hipermetropia e a visão desfocada para perto e longe geralmente está relacionada ao astigmatismo.

 

Você sabia que pelo menos metade dos 40 milhões de cegos existentes no mundo poderiam ter salvado sua visão, Se conhecessem as doenças, sintomas e situações que podem levar a cegueira?
Para evitar problemas de visão na gravidez, o mais importante é seguir o corretamente o pré-natal. Doenças como rubéola e toxoplasmose, durante a gestação podem causar cegueira e problemas neurológicos na criança.

 

Bebês ou crianças que apresentarem mancha branca na menina dos olhos, muito lacrimejamento, olhos muito grandes, que não suportem claridade devem consultar com urgência o oftalmologista.

 

A visão responde por 85% do nosso relacionamento com o ambiente .Ao nascer a criança enxerga pouco e somente aos cinco anos de atinge a visão completa igual a do adulto. Otratamento de  problemas de visão até os seis anos garante o bom desenvolvimento dos olhos porque nesta idade o sistema ocular ainda esta em formação. Não existe uma idademínima para começar a usar óculos. Pode ser necessário muito cedo ou já na fase adulta.

 

· Está comprovado que 15% das crianças e  todo adulto acima de 45 anos em algum momento vai precisar usar óculos.

 

· Os sintomas mais comuns na criança que precisa usar óculos são: dor de cabeça, agitação ou timidez excessiva, franzir a testa para olhar à distância, aproximar muito os livros ou cadernos dos olhos  para ler,  assistir TV muito próximo. desinteresse por leitura ou cair com frequência.

 

· Olho torto em criança pode indicar estrabismo. Quanto mais cedo for tratado, melhor.

 

· O uso de qualquer colírio deve ser indicado por médico, pois existem vários tipos no mercado cada qual para um caso diferente. O uso indiscriminado pode causar sérios problemas para os olhos.

 

· Pais que fumam nunca devem segurar seus filhos com o cigarro aceso, assim evitarão doenças causadas pela fumaça e queimaduras que atinjam o rosto e principalmente os olhos.

 

· Nos adultos os acidentes perfurantes oculares ocorrem principalmente no trabalho ou no trânsito, já nas crianças ocorre em casa.

 

· O ambiente de trabalho deve ter preferencialmente iluminação natural que melhora a disposição e estar livre de sombras nas áreas de leitura.

 

· Se no trabalho você fica exposto à poeira, inseticidas, vapores ácidos, nunca deixe de usar óculos de proteção. |Nove em cada 10 acidentes oculares de trabalho podem ser evitados.

 

· ATENÇÃO: cisco no olho pode ser muito mais perigoso do que se pensa. Caso atinjam a menina dos olhos (pupila) representam uma urgência médica.

 

· CUIDADO: O uso repetido de colírio anestésico pode levar à perda da visão.

 

· A Degeneração Senil da Mácula é a maior causa de perda definitiva da visão e  afeta a parte central da retina, responsável pela visão de detalhes. Por  isso se sua vista ficar repentinamente distorcida ou com mancha, faça um exame ocular imediatamente.

 

· Diabete é uma doença causada pelo aumento de açúcar no sangue e pode afetar várias partes do organismo. Nos olhos pode causar a formação precoce de  catarata, hemorragias do fundo do olho e descolamento da retina.  O risco destas complicações pode ser evitado ou diminuído com o controle da doença pelo oftalmologista.

 

· É errado afirmar que quem tem vista fraca não deve forçá-la. O esforço visual é muito importante para melhorar as condições dessa deficiência e desenvolvê-la.

 

· Nunca use colírios caseiros (leite, açúcar, limão ou chá).

Você sabia…

Que a íris regula a quantidade de luz que entra no interior dos olhos ? Portanto, aquela mancha escura bem no centro dos olhos, que os leigos chamam de “menina dos olhos” e os oftalmologistas chamam de pupila, nada mais é do que uma “janela” por onde entram os feixes luminosos que vão incidir sobre a retina.

Consultório
(19) 3235-2202
(19) 3232-3227
Instituto Penido Burnier
Av. Andrade Neves, 683
Campinas - SP
Acompanhe meu trabalho
através das redes sociais:
  • White Instagram Icon
  • White Facebook Icon
  • White Facebook Icon
  • White Facebook Icon
  • White Facebook Icon
  • White Facebook Icon
  • White YouTube Icon
Instagram: Dr. Leôncio Queiroz Neto
 
Facebook: Dr. Leôncio Queiroz Neto
Facebook: Tenho Ceratocone
Facebook: Vencer o Glaucoma
Facebook: Cirurgia Refrativa
Facebook: Visão Nublada
Canal de vídeo do Youtube

©  2020 LEONCIO DE SOUZA QUEIROZ NETO