©  2017 LEONCIO DE SOUZA QUEIROZ NETO

Consultório
(19) 3235-2202
(19) 3232-3227
Instituto Penido Burnier
Av. Andrade Neves, 683
Campinas - SP
  • White Facebook Icon
  • White Facebook Icon
  • White Facebook Icon
  • White Facebook Icon
  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon
  • White YouTube Icon
Facebook: Dr. Leôncio Queiroz Neto
Facebook: Tenho Ceratocone
Facebook: Vencer o Glaucoma
Facebook: Cirurgia Refrativa
Facebook: Visão Nublada
Instagram: Dr. Leôncio Queiroz Neto
Canal de vídeo do Youtube
Acompanhe meu trabalho
através das redes sociais:
Quem usa óculos enxerga pior à noite?

Os míopes enxergam menos à noite, mesmo com óculos. As células dos olhos do míope têm mais dificuldade de adaptação à escuridão.

Óculos viciam?

A idéia de que quem começa a usar óculos não consegue mais viver sem eles é, de certa forma, verdadeira. Mas não porque causem dependência. Muitas pessoas passam boa parte da vida sem saber que enxergam mal. Quando descobrem e corrigem o problema, elas se dão conta do quanto é mais confortável enxergar com nitidez. É por isso que passam a ter dificuldades em ficar sem óculos.

Deixar de usar óculos piora a visão?

O uso de óculos não interfere na evolução de problemas como miopia e astigmatismo. O que ocorrem são incômodos da dificuldade para enxergar, como lacrimejamento, vermelhidão nos olhos e dor de cabeça. Em outra palavras, usar ou não usar óculos não irá fazer o grau aumentar ou diminuir, mas usando, certamente, irá ter uma qualidade visual bem melhor.

Óculos escuros protegem os olhos?

Sim, porém é importante que as lentes sejam de boa qualidade para filtrar os raios ultravioletas e infravermelhos. Lentes que só escurecem e não possuem filtros, são muito prejudiciais, pois as pupilas se dilatam e a quantidade de raios que penetram no é muito maior, podendo provocar doenças como a catarata.

Óculos comprados em camelô fazem mal à visão?

Por causa da má qualidade, óculos de camelô distorcem as imagens, o que provoca dores de cabeça e nos olhos. Esses sintomas passam assim que os óculos são retirados. A visão não fica comprometida. Mas podem ocorrer problemas decorrentes da falta de filtro contra os raios do sol, como inflamação e descamação da córnea. Por outro lado, eles podem ser úteis em situações emergenciais, tais como quando estamos em viagem e perdemos os óculos.

Quem usa óculos não pode doar a córnea?

Miopia, Hipermetropia, ou mesmo astigmatismo – que ocorre devido a um defeito na curvatura da córnea – não são, de forma alguma, contra-indicação para doação. Na hora do transplante, o cirurgião pode fazer as correções que forem necessárias.

Filhos de pais míopes ou hipermétropes também terão que usar óculos?

As deficiências visuais podem, de fato, fazer parte da herança genética de uma pessoa. Mas isso não quer dizer que a característica será passada diretamente de pai para filho. Uma criança cujos pais tenham miopia, hipermetropia ou astigmatismo pode nascer com os olhos normais, mas a chance de virem a ter problemas é maior.

Quem lê demais fica com a vista cansada?

Ler nunca fez mal a ninguém. A vista cansada, chamada tecnicamente de presbiopia, é resultado do processo natural de envelhecimento. Com o tempo, o cristalino vai perdendo a capacidade de foco. E isso independe da exigência dos olhos.

Exercícios para os olhos fazem a miopia regredir?

Não há “fisioterapia” para corrigir a dificuldade de enxergar. Existem, porém, exercícios para casos de estrabismo.

Ler dentro de veículos em movimento causa descolamento de retina?

Ler em movimento pode causar tontura ou náusea por desequilíbrio do labirinto, mas não causa descolamento de retina. Caso não haja mal-estar pode-se ler à vontade sem receio ou risco algum.

Ler no escuro é prejudicial?

A iluminação deficiente faz com que os olhos se cansem mais depressa, uma vez que para termos boa visão é necessário que haja contraste entre as letras e o papel, o que não ocorre com pouca claridade, porém, não lesa os olhos.

Ver televisão de perto pode prejudicar a visão?

Ver televisão a menos de 3 metros de distância pode provocar cansaço ocular por forçar a acomodação e a convergência, mas não traz prejuízo para a visão. Outro aspecto interessante é assistir à sempre com o local iluminado.

Passar muito tempo na frente do computador piora a visão?

O computador não compromete a visão, mas pode deixar os olhos secos, já que se pisca com menor freqüência. Menos lubrificados, os olhos se tornam menos protegidos e a visão fica embaçada com mais facilidade. Por isso, deve-se fazer uma pausa a cada 50 minutos. Leia em “ Saiba Mais “ a síndrome do olho – computador para maior detalhes.

As lentes de contato não corrigem a visão tão bem quanto os óculos?

Ao contrário: as lentes podem ser melhores que os óculos, principalmente em altos graus de miopia. Além disso, por estarem aderidas à córnea, dão um campo de visão maior.

Lentes de contato estacionam a miopia?

Não estacionam a miopia, pois se assim fosse os oftalmologistas receitariam lentes de contato para crianças míopes quando elas ainda apresentassem graus insignificantes, ou seja, cortariam o mal pela raiz. O que ocorre, na realidade, é que a época em que se costuma prescrever as lentes geralmente coincide com a idade em que a miopia estaciona naturalmente, após os 20 anos.

Não se deve dormir nem ir à praia com lentes de contato?

Existem lentes permeáveis ao oxigênio, que podem continuar nos olhos durante o sono. Mas quanto menos ficaram nos olhos, menor o risco de infecção. O melhor é evitar dormir com elas. Também não há problema em ir à praia com lentes de contato, desde que não as perca mergulhando de olhos abertos.

Uma lente de contato pode ir para dentro do olho?

Não. Não há nenhuma comunicação anatômica entre a face externa da córnea e esclera (onde se alojam as lentes) e o interior do globo ocular.

A cirurgia de miopia elimina sempre o uso de óculos?

O objetivo da cirurgia da miopia é minimizar ao maximo o uso de óculos ou lentes de contacto buscando através da redução ou eliminação total do grau. A possibilidade de “zerar” o grau é de aproximadamente 96%, mas não devemos gerar “falsa expectativa” garantindo que isto ocorrerá em todos os casos.

A miopia pode voltar após a cirurgia a laser?

Caso a cirurgia tenha sido realizada quando o grau já estiver estabilizado, a possibilidade da miopia voltar é praticamente inexistente. Se continuar progredindo é porque progrediria mesmo que o paciente não tivesse se submetido à cirurgia. Outra possibilidade de surgir miopia novamente é o uso abusivo de computadores de maneira inadequada.

Pacientes que enxergam pouco devido a doenças oculares devem evitar esforçar visual?

Não. De um modo geral nenhuma patologia ocular limita o uso da visão ou faz com que a pessoa deva diminuir o uso dos olhos, exceto se ela própria apresentar sintomas de cansaço ou outros.

Criança que brinca de entortar os olhos pode ficar vesga?

De jeito nenhum. Os músculos dos olhos das crianças são suficientemente fortes para lhes permitir olhar na direção que quiser. O estrabismo, ou seja, o desvio da direção dos olhos, é um defeito congênito: a criança já nasce com ele, podendo manifestar-se já no nascimento ou até os 5 anos de idade.

Limão clareia os olhos?

Não, o limão é totalmente contra indicado para uso ocular, pois pode provocar grande irritação, podendo ocasionar até úlceras de córnea, uma vez que seu suco é bastante ácido.

 

Anel aquecido trata o terçol?

O terçol é uma irritação caracterizada por um inchaço na região da pálpebra, provocada pela obstrução de uma glândula produtora de gordura ou por infecção bacteriana. O tratamento baseia-se na aplicação de compressas mornas. O calor do anel aquecido teoricamente pode até fazer o mesmo efeito que as compressas, mas não é um método muito prático e como é de metal pode até queimar as pálpebras.

Leite materno cura conjuntivite de recém nascidos?

A conjuntivite é uma inflamação da conjuntiva, película que reveste o olho que pode ter origem alérgica, viral ou bacteriana. O tratamento visa combater o agente causal e evidentemente o leite materno não é bem indicado nestes casos. Uma conjuntivite não tratada adequadamente pode até vir a comprometer a visão. Com bebês, o cuidado deve ser ainda maior. Jamais pingue qualquer substância sem consultar o seu médico.

Diabetes pode causar cegueira?

A diabetes agride os olhos provocando catarata, predispondo ao glaucoma e pode causar cegueira em devido a hemorragias na retina. O exame de fundo de olho é fundamental para detectar alterações da diabetes e orientará quanto a aplicação de laser, cuja finalidade é prevenir complicações futuras tais como as hemorragias, que quando não tratadas podem levar á cegueira. Uma dieta rigorosa e o acompanhamento clínico são essenciais, pois a diabetes ainda não tem cura e o tratamento busca apenas o seu controle.

Como é a visão da criança?

O recém-nascido nos primeiros 60 dias vê apenas vultos sem cores ou forma. Em torno dos 3 meses começa a surgir a visão de cores e formas que atingem uma boa qualidade com 9 meses de vida. A partir daí a criança vai desenvolvendo a visão até alcançar uma visão completa aos 5-6 anos de idade. Por isso, a infância é uma fase importante do desenvolvimento, pois é nela que muitas doenças podem ser detectadas e tratadas. Sabemos que se uma doença ocular que prejudique a visão não for corrigida até àquela idade, com certeza deixará seqüelas visuais, causando restrições leves à importantes à vida adulta.

Mitos e verdades