July 25, 2019

Please reload

Posts Recentes

Cresce espera por transplante de córnea

August 7, 2019

1/10
Please reload

Posts Em Destaque

Vícios de refração

August 27, 2017

Os vícios de refração (miopia, astigmatismo, hipermetropia), são alterações oculares que deformam a imagem capitada pela retina, causando embaçamento da visão, vermelhidão nos olhos, lacrimejamento, dor de cabeça após esforço visual prolongado, dor periocular e fotofobia (aversão à luz).

 

O olho completamente desenvolvido corresponde a uma esfera de aproximadamente  23 mm de diâmetro. No início da infância toda criança têm hipermetropia porque este diâmetro é igual a 16 mm. Neste olho a imagem se forma atrás da retina. Quanto mais aproximamos um objeto mais a imagem se afasta da retina. Portanto, o hipermétrope tem dificuldade para enxergar de perto porque as imagens se formam atrás da retina.

O olho se desenvolve até os 8 anos de idade. Quando atinge 23 mm no final do desenvolvimento a imagem se forma exatamente sobre a retina. A isso chamamos de emetropia, ou seja, visão perfeita.

 

 

Quando cresce mais de 23 mm a imagem se forma na frente da retina. Isso corresponde á miopia que é a dificuldade de enxergar imagens distantes. Quando o objeto é aproximado do olho a imagem se forma sobre a retina.  Significa que o míope enxerga bem de perto sem necessidade de usar o cristalino, lente natural do olho que responde pelo foco automático das imagens próximas, à meia distância e distantes. A correção da miopia é feita.

 

Em algumas pessoas a esfera do olho é achatada e isso faz com que a imagem incida em vários pontos, causando uma visão distorcida que caracteriza o astigmatismo. Por isso, é comum a associação da miopia e da hipermetropia e com astigmatismo.

 

O cristalino começa a perder sua elasticidade aos 40 anos. Por isso, hipermétropes, emétropes e míopes com óculos começam a apresentar dificuldade para enxergar objetos próximos. É a presbiopia ou vista cansada que acomete 100% das pessoas com mais de 40 anos. Logicamente a miopia não corrigida com óculos ou lentes de contato sempre permite enxergar bem para perto, bastando tirar o óculos

 

Todos os vícios de refração podem ser corrigidos pela cirurgia refrativa que elimina a necessidade de usar óculos ou lente de contato com grau em 93% dos casos.

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Siga