Quando fala-se em óculos de sol, quais os perigos das lentes sem proteção UV?

Segundo o oftalmologista Leôncio Queiroz Neto do Instituto )Penido Burnier de Campinas, interior de São Paulo,, quando se trata de óculos solar. alguns problemas relacionados à falta de proteção UV (ultravioleta) podem ser sentidos imediatamente.Este é o caso das queimaduras, escurecimento e degeneração da pele das pálpebras que eleva o risco de contrair câncer de pele na região. Outra alteração imediata, destaca, é a fotoceratite, uma inflamação da córnea por queimadura de primeiro grau que geralmente ocorre após 6 horas ininterruptas de exposição dos olhos ao sol sem proteção. O médico afirma que os sintomas são olhos vermelhos e ressecados. O problema, observa, é que a fotoceratite não é levada a sério por muitas pessoas porque depois de 48 de afastamento do sol os sintomas desaparecem. A falta de sintomas não significa que o problema foi resolvido. A inflamação provoca o desprendimento de células do epitélio (camada externa da córnea) e por isso leva ao envelhecimento precoce da membrana.

O oftalmologista elenca como Orincipais problemas oculares decorrentes do efeito acumulativo da radiação ultravioleta emitida pelo sol, e que, portanto só são sentidos a longo prazo, o pterígio, a catarata e a degeneração da retina.

O pterígio, explica, é uma forma de defesa contra o ressecamento provocado pela radiação UV em que há o espessamento da conjuntiva, membrana que cobre a parte branca do globo ocular e a superfície interna das pálpebras. Quando pequeno, afirma, é tratado com pomadinha as antiinflamatórias, mas se cresce e atrapalha a visão pode ser feita uma intervenção cirúrgica. A catarata é a opacificação do cristalino decorrente da degeneração das células do cristalino, lente natural do olho que em conjunto com a córnea é responsável por focar as imagens na retina. A falta de proteção UV aumenta em 60% a chance de contrair catarata precocemente. O médico ressalta que a doença responde por 49% dos casos de cegueira no mundo segundo um levantamento da OMS (Organização Mundial da Saúde). No Brasil é a doença ocular que mais cresce por estar relacionada ao envelhecimento ocular e por causa do aumento da expectativa de vida no país..O estimativa é de que a doença cresce 20% ao ano no Brasil. . Dados do CBO (Conselho Brasileiro de Oftalmologia) apontam a necessidade de realizar anualmente 552 mil novas cirurgias. Não único tratamento para catarat6a é a cirurgia. No procedimento o cirurgião substitui o cristalino opaco por uma lente intraocular que é implantada dentro do olho. A cirurgia pode ser feita por facoemulsificação ou a laser. A tratamento para a doença.

A degeneração da retina é a maior causa de cegueira irreversível e pode estar relacionada à radiação solar que provoca a oxidação das células