top of page

Ceratocone : perspectivas para o tratamento


Felizmente a oftalmologia brasileira está muito atualizada e muitos avanços tem sido feitos em relação a tratamentos cirúrgicos do ceratocone, desde os menos invasivos como crosslinking e implante de anel intraestromal até as modernas técnicas de transplante de córnea. A utilização em alguns casos do femtosecond laser proporciona atualmente aos cirurgiões uma precisão nanométrica melhorando muito a qualidade e resultado dos procedimentos e mesmo as técnicas manuais estão também aperfeiçoadas. A industria de lentes de contato também disponibiliza uma infinidade de desenhos de lentes especiais que aumentam as chances de sucesso em um número cada vez maior de casos. As lentes de contato rígidas para ceratocone fabricadas no Brasil não deixam nada a desejar em relação as lentes disponíveis nos países de primeiro mundo em termos de qualidade.

O único fator que impede um maior acesso da população a um atendimento de melhor qualidade é o descaso do governo com a saúde pública no Brasil. O que já não era bom antes está cada dia pior, é o grande problema definitivamente não é a falta de médicos e sim algo muito mais amplo. Os grandes problemas da saúde pública no Brasil são a falta de investimentos, hospitais sucateados, sem equipamentos e insumos fundamentais, sem um plano de investimentos em hospitais novos e nem sequer na manutenção dos existentes, postos de saúde com falta de itens de primeira necessidade e instalações precárias sem manutenção alguma. O aumento exponencial da população brasileira lota os hospitais públicos, há uma enorme demora no atendimento dos doentes, há pacientes aglomerados e improvisados nos corredores dos hospitais aguardando atendimento e leito. Há, acima de tudo, a falta de uma política de carreira para os médicos do SUS, assim como há concursos, plano de carreira e garantias para o magistrado. O médico do SUS é um herói na maior parte dos casos atende com muita dificuldade uma demanda muito grande de pacientes em condições muito difíceis. Se a iniciativa de "importar" médicos cubanos fosse a solução não estariam dezenas de milhares de brasileiros com demoras de meses para conseguir uma consulta ou procedimento e os corredores dos hospitais não estariam cheios de pacientes em condições indignas aguardando atendimento.

O paciente com ceratocone deve sempre, dentro do possível, obter a maior quantidade de informações antes de tomar qualquer decisão. É importante levar em consideração que dependendo do especialista a orientação pode ser diferente portanto a informação e a consulta com mais de um especialista pode ser a diferença entre uma decisão precipitada e outra planejada. Ao receber o diagnóstico o paciente, nem seus familiares, devem entrar em pânico, a orientação é procurar um ou mais especialistas para um exame oftalmológico e também procurar informar-se com outros pacientes sobre a experiência deles com a patologia. A internet oferece uma ampla disponibilidade de informações sobre o ceratocone mas é importante ter o cuidado de verificar as informações para não ter uma orientação incorreta, lembre que nada substitui a opinião do médico pois somente ele ao realizar o exame pode emitir um parecer e diagnóstico preciso, assim como estabelecer a conduta adequada. Há também os grupos de discussão nas redes sociais que agem como fato de conforto tanto para pacientes como seus familiares, vendo que não estão sozinhos e podem assim compartilhar suas experiências. Estes grupos de discussão tem demonstrado serem de grande utilidade para trazer maior tranquilidade.

As Lentes de Contato vs. Cirurgias

Definitivamente a principal forma de recuperar a acuidade visual no ceratocone é através da adaptação de lentes de contato rígidas especiais. Embora gelatinosas tóricas ou especiais, piggyback (lente rígida sobre uma gelatinosa) e lentes híbridas tenham seu papel e resolvam os casos menos complexos, na maior parte dos casos há uma limitação da acuidade e da qualidade visual que são elementos indissociáveis quando o paciente tem uma visão muito baixa. O mesmo ocorre nos procedimentos cirúrgicos, sejam os menos ou mais invasivos, quando bem indicados cumprem importante papel na reabilitação visual do paciente mas quando falham neste quesito a adaptação de lentes de contato torna-se mandatória para que o paciente possa ter restabelecida a melhor visão possível de se obter.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page