top of page

Frio provoca doenças oculares, e aumenta o olho seco


No frio é comum o olho coçar, arder e parecer que está raspando a cada piscada. De acordo com o oftalmologista, Leôncio Queiroz Neto, do Instituto Penido Burnier ao lado das vias respiratórias é o órgão que mais sofre com a queda da temperatura. Só para se ter uma idéia, a estimativa da OMS (Organização Mundial da Saúde) é de que as doenças respiratórias como gripe, resfriado, asma, rinite e sinusite chegam a triplicar nesta época do ano e tornam a saúde dos olhos mais vulnerável.

Síndrome do olho seco

Coceira nos olhos, vermelhidão, visão borrada que melhora com o piscar, aversão à luz e desconforto após ver TV, ler ou usar o computador são as queixas de 2 em cada 10 pessoas que consultam os oftalmologista durante o frio. Segundo Queiroz Neto estes são os sintomas da síndrome do olho seco, uma alteração na qualidade ou quantidade da lágrima que nessa época dobra por causa da baixa umidade e aumento da poluição. A disfunção também pode ser desencadeada pela climatização dos ambientes, vida digital intensa e uso de lentes de contato.

O filme lacrimal, ressalta, tem a função de proteger, limpar, oxigenar e umedecer a superfície do olho. Isso garante a manutenção da transparência da córnea, essencial à boa visão.

Distúrbio é maior entre mulheres

A estimativa da OMS é de que o olho seco atinge duas mulheres para cada homem. O médico explica que a maior incidência na população feminina pode estar relacionada ao contato de cosméticos com a mucosa ocular que provoca maior evaporação da lágrima. Outra causa é a queda da produção da lágrima desencadeada por deficiência na produção dos hormônios sexuais femininos ou pela menor produção após a menopausa.

Tratamento

Queiroz Neto afirma que para aliviar o olho seco é indicado instilar lágrima artificial. "Existem várias formulações desse tipo de colírio. Por isso, também deve ter indicação e acompanhamento médico" afirma. Algumas pessoas. comenta, desenvolvem sensibilidade ao conservante e o colírio deve ser substituído por outro sem conservante. Em outras a deficiência de lágrima é tão severa que é necessário implantar um plugue no canal lacrimal para manter a lagrima na superfície ocular.

Prevenção

Entre os cuidados preventivos do olho seco, destaca:

· Evitar ambientes climatizados sempre que possível.

· Piscar voluntariamente quando estiver usando computador e outras tecnologias.

· Proteger os olhos do vento, poeira, fumaça e cosméticos

· Incluir na alimentação fontes de vitamina A encontrada na cenoura e mamão, frutas cítricas que são ricas em vitamina C e os alimentos que contêm ômega 3 como a sardinha, bacalhau, semente de linhaça e nozes.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page