Telas de eletrônicos comprometem a visão


Nos bancos das praças, dentro dos ônibus, caminhando pelas ruas, e até no quarto escuro o brasileiro está freneticamente conectado ao smartphone. Só para se ter uma idéia, pesquisa do IBGE mostra que em 2017 o celular se tornou o principal meio de acesso à internet no país. Já o maior levantamento dos hábitos de mídia no Brasil, a PBM 2016 (Pesquisa Brasileira de Mídia) realizada pelo IBOPE mostra que 49% da população tem acesso à internet, 1% a mais que em 2016.

Em plena era da informação esta seria uma boa notícia se as telas eletrônicas não causassem efeitos colaterais nos olhos

Quando o assunto é saúde ocular uma pesquisa que realizei com 1,2 mil pacientes do Instituto Penido Burnier, em Campinas mostra que a vida digital está afetando a visão de quem fica com os olhos colados nas telas por horas a fio. O levantamento revela que 75% se queixaram de dor de cabeça, cansaço visual, olho seco e visão turva. Quanto menor a tela, maior é o cansaço visual que pode ser reduzido com óculos apropriado. São os sintomas da síndrome da visão no computador conhecida internacionalemnte como CVS (Computer Vision Syndrome). Isso acontece porque os equipamentos foram projetados para serem usados próximos. Manter o foco para perto por mais de duas horas provoca estresse visual. Outro fator é a formação das imagens e textos por pontos eletrônicos, os pixels, que são mais brilhantes no centro e menos intensos em suas bordas. Isso faz com que seja mais difícil para os olhos manter o foco sobre elas.

Redução da lágrima

O número de piscadas de quem fica horas seguidas em frente a um monitor também diminui e contribui com o CVS. Normalmente, piscamos cerca de vinte vezes por minuto e na frente dos monitores de seis a sete vezes. Isso aumenta a evaporação da lágrima que tem duas função: proteger a superfície dos olhos e manter a saúde da córnea pela constante renovação do oxigênio.

Vale ressaltar que em situações extremas a redução da lágrima pode lesar a córnea, especialmente entre usuários de lentes de contato. Quem trabalha o dia inteiro em um ambiente climatizado diante de um computador fica com os olhos ainda mais secos porque o ar condicionado resseca a lágrima a ponto de muitas pessoas abandonarem o uso das lentes de contato. Nem todos podem deixar de usar as lentes. Muitos portadores de ceratocone só enxergam com lentes de contato e devem usar uma lágrima artificial indicada por um oftalmologista.

Miopia cresce no mundo

No mundo todo a miopia, dificuldade de enxergar à distância, está em ascensão. No Brasil não é diferente. Uma metanálise de 147 estudos realizada por um grupo de pesquisadores da AAO (Academia Americana de Oftalmologia) mostra que a prevalência de miopia no Brasil deve saltar de 27,7% em 2020 para 50,7% em 2050, um crescimento bem maior do que entre americanos. Este avanço é mais uma evidencia de que a miopia poder ser causada pelo estilo de vida, além da herança genética.

O uso intensivo do computador é outro fator que está por traz do aumento da miopia no mundo todo. No consultório frequentemente atendemos pacientes míopes que têm aumento do grau quando permanecem estudando por muitas horas diárias para concursos ou vestibulares. Além disso, no estudo conduzido no hospital, participaram 360 crianças de 6 a 9 anos que passavam até seis horas ininterruptas utilizando o computador e outras tecnologias. Entre elas, 21% apresentaram dificuldade de enxergar de longe, contra 12% para esta faixa etária apontado pelo CBO (Conselho Brasileiro de oftalmologia). No caso das crianças as telas causam uma miopia acomodativa. Está relacionada ao esforço para enxergar de perto e pode ser revertida com mudança de hábitos, ao contrário do que acontece com adultos que já estão com os olhos completamente desenvolvidos. Para que a visão da criança não fique acomodada a enxergar só o que está próximo, a recomendação é descansar de 20 a 30 minutos a cada hora de uso do computador, videogame, smartphone ou outra tecnologia. A maior acomodação do olho na infância também torna a visita anual ao oftalmologista obrigatória. Os pais também devem estimular a praticar de atividades ao ar livre. Isso porque, até 8 anos de idade a visão está em processo de desenvolvimento e precisa ser utilizada para todas as distâncias.

#Computarvisionsyndrome #cvs #olhoseco #Miopia #Cansaçovisual #cefaleia #Telasdeeletronicos #visão #visual

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
Consultório
(19) 3235-2202
(19) 3232-3227
Instituto Penido Burnier
Av. Andrade Neves, 683
Campinas - SP
Acompanhe meu trabalho
através das redes sociais:
  • White Instagram Icon
  • White Facebook Icon
  • White Facebook Icon
  • White Facebook Icon
  • White Facebook Icon
  • White Facebook Icon
  • White YouTube Icon
Instagram: Dr. Leôncio Queiroz Neto
 
Facebook: Dr. Leôncio Queiroz Neto
Facebook: Tenho Ceratocone
Facebook: Vencer o Glaucoma
Facebook: Cirurgia Refrativa
Facebook: Visão Nublada
Canal de vídeo do Youtube

©  2020 LEONCIO DE SOUZA QUEIROZ NETO