July 25, 2019

Please reload

Posts Recentes

Cresce espera por transplante de córnea

August 7, 2019

1/10
Please reload

Posts Em Destaque

 

Vida de mulher não é fácil. O chamado ‘sexo frágil’ está literalmente sobrecarregado. Pesquisa do OMS (Organização Mundial da Saúde) mostra que elas têm duas vezes mais chance de desenvolver depressão. As brasileiras são as mais afetadas no mundo. A pesquisa da OMS aponta o Brasil como líder em número de pessoas com a doença. Totaliza 10,8 milhões de casos diagnosticados.

A catarata aumenta a predisposição à  depressão, afirma o oftalmologista do Instituto Penido Burnier, Leôncio Queiroz Neto.

Em um estudo feito pelo médico com 384 pacientes, sendo 194 mulheres e 190 homens com idade de 55 a 65 anos, a incidência da catarata foi 25% maior entre elas.  O especialista explica que isso acontece porque primeiro a mulher fica exposta à TPM (tensão pré-menstrual) e depois à queda brusca dos hormônios na menopausa. Esta oscilação hormonal faz o organismo produzir uma quantidade maior dos hormônios do estresse – cortisol e adrenalina. “São estes hormônios que levam à formação dos radicais livres que levam à opacificação precoce do cristalino”,afirma.

 

Falta de óculos

 

Queiroz Neto ressalta que 1 em cada 3 brasileiras que não enxergam bem deixa de usar os óculos de grau porque acreditam que com eles aparentam mais idade. O esforço para enxergar pode antecipar o avanço a formação de rugas ao redor dos olhos que ficam cerrados para melhorar o foco .

 

Dicas para proteger os olhos

 

O médico elenca 12 dicas para manter a saúde e para evitar o envelhecimento precoce dos olhos:

 

·         Para quem não se adapta aos óculos a cirurgia refrativa depois dos 21 anos elimina a necessidade de óculos em 90% dos casos.

·         Quem já chegou aos 40 anos pode evitar os óculos de leitura com o implante de uma microlente no olho.

·         A oxigenação é essencial para a saúde dos olhos. Por isso, pratique exercícios regularmente

·         Só use óculos de leitura prescritos por um oftalmologista. Óculos prontos de farmácia podem antecipar o aumento da sua presbiopia ou vista cansada.

·         Use sempre lentes com proteção UV (Ultravioleta) nas atividades externas. A radiação aumenta em 60% a chance de desenvolver catarata.

·         Evite embutidos e outros alimentos industrializados que contenham muito sal. O excesso de sódio faz com que as proteínas do cristalino se aglomerem , formando a catarata.

·         Inclua na sua dieta frutas e legumes que contém antioxidantes, evite frituras e doces.

·         Procure dormir de 6 a 8 horas/dia. A falta de sono aumenta a produção de radicais livres.

·         Se for portador de diabetes ou pré-diabetes não deixe de fazer o acompanhamento oftalmológico conforme a recomendação de seu médico.

·         Faça pausas no uso do computador ou outra tecnologia de 5 minutos a cada hora olhando para o horizonte.

·         Evite fumar. Além de contribuir com o estreitamento das artérias diminui a oxigenação de todo seu organismo.

·         Faça exames oftalmológicos periodicamente. As doenças oculares só apresentam sintomas quando já estão em estágio avançado.

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Siga