top of page

Ciclistas descuidam da saúde ocular e segurança

A falta de proteção e ciclovias deficientes aumentam o risco de doenças, ferimentos oculares e atropelamentos

O Brasil é o quinto maior consumidor de bicicletas no mundo com uma frota de 61,3 milhões de unidades, segundo levantamento da Abraciclo, associação que representa os fabricantes do setor. Este número pode crescer ainda mais com a multiplicação de ciclovias em todo o país. O levantamento também mostra que só 1% dos ciclistas usam óculos de segurança e capacete.

A falta dos equipamentos de proteção aumentam o risco de doenças e ferimentos oculares que podem causar danos irreparáveis à visão. O especialista também chama a atenção para as falhas no planejamento das ciclovias. Isso porque, embora os atropelamentos causados por ciclistas sejam poucos quando comparados aos provocados por motos e carros, a falta de sinalização e outras deficiências, como por exemplo, ciclovias dividindo o espaço das calçadas de pedestres pode aumentar o número de atropelamentos.

Os principais benefícios dos óculos para ciclismo destacados pelo oftalmologista são:

☑️Reduz em até 90% dos acidentes oculares durante o trajeto.

☑️Previne doenças oculares que podem ser desencadeadas pelo efeito acumulativo do sol nos olhos: ceratite (inflamação da córnea), pterígio, catarata e degeneração macular.

☑️ Diminui o risco de lesões na superfície dos olhos e de descolamento da retina decorrentes da penetração de corpo estranho e trauma nas quedas.

☑️Diminui o ressecamento da lágrima que torna a visão embaçada.

☑️Evita falhas na condução associadas ao desconforto visual.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page