Mudança brusca do tempo prejudica a visão

Um calor seco de estourar os miolos e de repente uma queda de 7 a 10 graus na temperatura. Em diversas partes do país, os olhos e as vias respiratórias sofrem com tamanha oscilação que deve perdurar por alguns dias, conforme as previsões do INPE (Instituto Nacional de pesquisas Espaciais).

A queda brusca de temperatura, também predispõe à conjuntivite viral.Se os olhos ficarem ressecado, s o risco é ainda maior. A dica do médico é beber bastante água e hidratar a superfície do olho com lágrima artificial caso perceba a visão levemente embaçada. Caso as pálpebras inchem, Queiroz Neto recomenda consultar um oftalmologista. "É muito comum as pessoas usarem água boricada no olho. A solução contém ácido bórico e por isso pode irritar ainda mais o olho". comenta.

Sintomas e tratamentos

O oftalmologista diz que os sintomas do olho seco, da conjuntivite alérgica e da viral são bastante parecidos - olhos vermelhos e irritados, visão embaçada que melhora com o piscar, aversão à luz. A particularidade da conjuntivite alérgica é a coceira mais intensa nos olhos e na conjuntivite viral as pálpebras inchadas e uma secreção viscosa.

A recomendação é evitar ambientes fechados onde os vírus se proliferam com maior facilidade, colocar as roupas em ambiente arejado antes de usar para eliminar os ácaros, separar toalhas e fronhas, manter as mãos limpas e evitar levar as mãos aos olhos. Queiroz Neto alerta que usar colírio sem indicação médica ao sentir desconforto visual pode ser perigoso. Isso porque na conjuntivite viral o tratamento é feito com compressas geladas, colírio anti-inflamatório não-hormonal nos casos mais leves, ou colírio hormonal (corticóide) nos casos mais graves. O uso de colírio inadequado pode causar problemas irreversíveis na visão, adverte.

O médico ressalta que é necessário avaliar o grau da complicação para adequar o medicamento ao quadro do paciente. Além disso, frascos guardados em casa podem estar fora da validade ou contaminados por uso ou má conservação.

#Conjuntiviteviral #olhonoinverno #Inverno #Alergiaocular #Fotofobia #olhosnoinverno #Olhovermelho #penidoburnier #drleoncio #Olhos

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
Consultório
(19) 3235-2202
(19) 3232-3227
Instituto Penido Burnier
Av. Andrade Neves, 683
Campinas - SP
Acompanhe meu trabalho
através das redes sociais:
  • White Instagram Icon
  • White Facebook Icon
  • White Facebook Icon
  • White Facebook Icon
  • White Facebook Icon
  • White Facebook Icon
  • White YouTube Icon
Instagram: Dr. Leôncio Queiroz Neto
 
Facebook: Dr. Leôncio Queiroz Neto
Facebook: Tenho Ceratocone
Facebook: Vencer o Glaucoma
Facebook: Cirurgia Refrativa
Facebook: Visão Nublada
Canal de vídeo do Youtube

©  2020 LEONCIO DE SOUZA QUEIROZ NETO

whatsapp.png