top of page

Saiba porque a lâmpada de LED pode causar problemas ao seus olhos

Muita gente não sabe, mas as lâmpadas de LED emitem a luz azul, que é quase imperceptível, mas prejudica a sua visão e pode acarretar sintomas como a fadiga visual e dor de cabeça.

O comprimento de luz mais próximo ao ultravioleta é o da luz azul que varia de 450 a 500 nanômetros. Isso explica porque a luz azul emitida pelos leds, lâmpada fluorescente, telas de computador, tablet e até pelo celular pode a longo prazo causar alterações nos tecidos dos nossos olhos.

A importância desta pesquisa realizada pela universidade da Geórgia está na comprovação de que é possível reduzir o risco de doenças como a catarata e degeneração macular nas quais a luz tem uma importante participação.

Não podemos nos esquecer que o aumento da expectativa de vida no Brasil também está elevando o número de brasileiros com degeneração macular relacionada à idade, uma das principais causas da cegueira irreversível no mundo. No Brasil, a doença atinge 10% da população com idade entre 65 e 74 anos e 30% dos maiores de 75 anos, sendo que a incidência é três vezes maior entre pessoas de baixa renda do que na classe A, conforme levantamento realizado pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia.

Toda nossa saúde, inclusive a ocular, depende de como nos alimentamos. Vale destacar que a mácula, porção central da retina, é o local do nosso organismo onde se concentram os depósitos de luteína e a zeaxantina que absorvemos. Por isso, na oftalmologia estas duas substâncias são chamadas de carotenoides maculares. O estudo mostra que quanto mais denso é o depósito desses carotenoides na mácula mais a luz azul é filtrada. É isso que explica a redução da fadiga visual no computador e também do risco de degeneração macular. tamb já existem lentes oftálmicas com filtros para esta proteção.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page