Coisas que devemos saber sobre a catarata .

Quando envelhecemos, as lentes dos olhos (cristalinos) engrossam e tornam-se opacas. Eventualmente, pode ficar mais difícil ler as placas de rua. As cores podem parecer sem vida. Estes sintomas podem sinalizar a presença da catarata, que afeta cerca de 70% das pessoas aos 75 anos. Felizmente, a catarata pode ser corrigida com cirurgia. Só nos EUA, são realizadas cerca de três milhões de cirurgias de catarata, por ano, para restaurar a visão desses pacientes. No Brasil, de acordo com dados do Ministério da Saúde, o número de procedimentos cirúrgicos para correção de catarata aumentou 59,7% de 2010 para 2014. Atualmente, são realizadas cerca de 556 mil cirurgias de catarata por ano no país.

Aproximadamente 25 milhões de americanos têm catarata, doença que causa visão turva, borrada ou fraca e que se desenvolve com o avançar da idade. Segundo a Organização Mundial de Saúde, (OMS), a incidência anual de catarata é estimada em 0,3% ao ano. Isso representaria, no Brasil, cerca de 550.000 novos casos de catarata por ano.

Três questões essenciais :

• A idade não é o único fator de risco para catarata. Embora a maioria das pessoas irá desenvolver a catarata em função da idade, estudos recentes mostram que o estilo de vida e o comportamento podem influenciar quando e quão severamente será o desenvolvimento da catarata.

• Diabetes, intensa exposição à luz solar, tabagismo, obesidade, pressão alta e determinadas etnias estão relacionadas ao aumento do risco de catarata. Lesões oculares, cirurgia ocular precoce e o uso, a longo prazo, de medicamentos esteroides também pode resultar em cataratas. Se você tiver qualquer um destes ou outros fatores de risco, converse com um oftalmologista.

• A catarata não pode ser evitada, mas você pode reduzir seu risco. Usar óculos de sol anti-UV e chapéus com abas, quando estiver exposto ao sol, pode ajudar. Vários estudos sugerem que alimentos ricos em vitamina C podem retardar a evolução da catarata. Além disso, evitar o tabagismo também diminui o risco de desenvolvimento de catarata.

• A cirurgia pode melhorar mais do que apenas a visão do paciente. Durante o procedimento, a lente natural que está embaçada é substituída por uma lente artificial chamada de lente intraocular, ou LIO, que melhora a visão do paciente significativamente. Os pacientes têm uma variedade de lentes para escolher, cada um com diferentes benefícios. Estudos têm demonstrado que a cirurgia de catarata pode melhorar a qualidade de vida e reduzir o risco de quedas. Se a catarata está interferindo na sua capacidade de ver bem, converse com seu oftalmologista sobre a cirurgia de catarata.

Uma cirurgia de mudança de vida !

A cirurgia é, antes de tudo, uma mudança de vida. As pessoas muitas vezes não percebem como benefício a qualidade de vida que o paciente reconquista após a cirurgia de catarata. Depois de fazer a cirurgia de catarata, muitos pacientes relatam que gostariam de não ter esperado tanto tempo pelo procedimento.