top of page

Tenho glaucoma, e agora ?


O diagnóstico "suspeito glaucoma " ocorre quando o seu oftalmologista observa que existem certas condições no seu olho durante a consulta oftalmológica. Estas características podem variar dependendo de cada paciente.

1. pressão intra-ocular elevada.

2. Aparência de escavação no nervo óptico.

3. Alteração do campo visual

4. História familiar embora esta condição aumenta o risco da doença , não é necessariamente uma condição para o diagnóstico.

Quando seu oftalmologista, estiver ciente de que você pode ser um paciente com suspeita de glaucoma, você deve levar este aviso a sério, porque muitos pacientes ignoram este alerta , devido à ignorância da doença, não acreditam no conselho do médico e quando percebem poderá ser tarde demais para a sua saúde ocular.

O nervo óptico, formará a camada de fibras nervosas, que é uma das camadas internas da retina. Temos aproximadamente 1.200.000 fibras nervosas e toda essa estrutura ,medindo entre 1,7 a 2,7 mm. Na parte central do nervo pode estar a escavação afetando uma área entre 20 a 40% da área total do nervo.

Quando a escavação do nervo é maior do que esse percentual é o que passamos a chamar de "suspeita de glaucoma". Como sabemos, existem vários tipos de glaucoma, incluindo alta pressão e pressão normal, a pressão é geralmente suspeitado padrão. A dificuldade é que o aumento de escavação, também podem ser fisiológica, como uma variante normal.

O que fazer na "suspeita" ?

Para excluir a suspeita de glaucoma agendar uma consulta com um oftalmologista familiarizado com este diagnóstico para uma avaliação detalhada .

Que exames deverei fazer?

Para fazer o diagnóstico diferencial deverão fazer exames, tais como:

1.Campo Visual ou campimetria visual

O exame do campo visual é uma importante para avaliarmos a extensão do dano ao nervo óptico devido a pressão ocular alta. No glaucoma, geralmente a visão lateral ou periférica é afetada. Este exame ,do campo visual permitirá ao médico saber se há perda da visão periférica.

2.HRT e OCT , são fotos especiais de seu olho para análise estrutural do nervo, da camada de fibras nervosas da retina

Mesmo com estes exames poderá persistir a dúvida , portanto deverá fazer revisões periódicas, dependendo da orientação do seu oftalmologista.

3.Medidas e testes da pressão intra-ocular em distintos momentos e muitas vezes após ingestão líquida .

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page