top of page

Ceratocone, convivendo com ele .

Exatamente por não ser muito divulgado, quando se descobre que se tem Ceratocone, em geral as pessoas pensam que é algo muito raro e grave e que só elas, ou poucos sofrem disso, sendo que a falta de conhecimento sobre o problema ocasiona medo e desespero.

Na maior parte das vezes, por não haver orientação e alguns profissionais o assustarem ou condenarem a cegueira, inicialmente pode ocasionar mudanças de personalidade, sentimentos de inferioridade, revolta, frustração, depressão e ansiedade.

No entanto são muitos os casos encontrados e a melhor terapia psicológica é buscar outro profissional mais competente e trocar experiências com pessoas que tem o mesmo problema, pois determinados sintomas em comum auxiliam a entendê-lo melhor e a conviver com ele.

Do ponto de vista social, emocional e psicológico, é muito importante conhecer a natureza do Ceratocone, conversar com a família e amigos de forma que eles também entendam o problema e principalmente adotar uma atitude positiva, aceitando, mas buscando soluções e um profissional que o oriente e auxilie.

Durante a fase inicial de adaptação das Lentes de Contato, o fato de obter uma visão favorável já ocasiona um estímulo, assim como as orientações que auxiliam a conviver bem com o problema. Pelo fato de haver uma convivência maior com o profissional nesta fase, haverá a oportunidade de encontrar muitas outras pessoas com o mesmo problema, sentindo as mesmas coisas ou já tendo superado todas elas.

A troca de experiências mútuas e o fato de compartilhar são sempre gratificantes, em qualquer situação de nossas vidas.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page