top of page

Saiba como as suas emoções influenciam a percepção das cores

Você já percebeu que, quando estamos bravos, qualquer coisinha pode nos deixar ainda mais enfurecidos? Esta qualquer coisinha normalmente não nos causaria nenhuma reação, mas este estado emocional diferente coloca as coisas sob uma ótica nova. É exatamente assim que funciona a nossa percepção das cores.

Foi feito um estudo envolvendo 127 estudantes para estabelecer o vínculo entre a percepção das cores e as emoções. Alguns foram selecionados para assistir a um filme emocionalmente carregado antes – parte viu um longa triste e os outros, um alegre. Depois, tiveram que identificar algumas cores nos seus espectros corretos.

O resultado do estudo apontou que aqueles que haviam visto o filme triste identificaram as cores com muito menos precisão do que os outros. Mostrou como a nossa percepção das cores é ditada pelo humor, pelo que sentimos no momento. Só que, como na maioria das vezes estamos distraídos com a nossa própria emoção, nem percebemos esta mudança. Além disso, ela pode ser sutil.

Por que isso acontece?

O processo da dopamina no cérebro serve para regular uma série de elementos, entre eles a visão e a regulação do humor. Então, é de se esperar que a relação entre estas duas esferas esteja bem próxima. Se ela está presente em maiores quantidades, a percepção das cores é mais fiel.

Mantenha a sua saúde ocular em dia.

Agende sua consulta pelo telefone: 19 3232 3227.


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page