top of page

A importância do uso dos óculos de sol

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, os óculos de sol cumprem um papel mais importante do que o de um acessório ou artigo de beleza. A intensidade da luz solar pode causar danos permanentes na nossa visão, e os óculos de sol são aliados necessários para a proteção contra os raios nocivos emitidos, causadores de graves queimaduras e doenças que afetam nossa saúde ocular.

Tais raios podem distinguir-se, fundamentalmente, em dois tipos diferentes, o UVB e UVA, sendo que ambos são prejudiciais para nossos olhos. O primeiro, UVB, causa queimaduras solares, pois danificam a camada superficial da pele (epiderme), e podem lesar igualmente os olhos. Já o segundo, UVA, penetra nas camadas mais profundas da epiderme, e pode danificar o colágeno da nossa pele, o que também pode causar graves danos.

Segundo a Abióptica (Associação Brasileira da Indústria Óptica), quatro em cada 10 brasileiros optam pelo uso de óculos de sol falsificados, e esse é um dos principais erros do consumidor ao adquirir um produto, pois como não possuem a lente com proteção contra os raios ultravioletas, a pessoa não estará segura. Ao sair no sol usando óculos falsificados, a pupila aumenta para captar uma quantidade de luz maior, e por causa da ausência de proteção, os raios solares penetram com maior facilidade, danificando a retina.

Os óculos escuros piratas podem, ainda, causar fortes dores de cabeça, desconforto e cansaço na visão. Por causa disso, as marcas vem investindo cada vez mais em proteção, trazendo novas tecnologias para garantir a segurança dos consumidores.

Além de todas as nossas lentes possuírem tratamento para proteção contra raios UVA e UVB, as lentes espelhadas contam com a polarização, o que reduz reflexos indesejados como luz do sol em ruas molhadas e na lataria do carro. As lentes espelhadas ainda contam com coloração recomendada pela Comunidade Europeia para garantir contraste visual adequado.

As doenças causadas pelo uso de acessórios não adequados, não aparecem de imediato, o que pode ser um grande problema. O sol possui um efeito cumulativo sobre os olhos e a radiação dos raios UV contribuem para a degeneração da saúde da retina. Por isso, a importância das lentes que possuem esse tipo de proteção é muito grande.

Porém, o que muita gente não sabe, é que o filtro de raios ultravioletas nas lentes se desgasta com o tempo conforme o período de exposição à radiação. Estimamos que a validade do filtro expira em dois anos, porém, dependendo do tempo de exposição ao sol, talvez esse número seja alterado. Pessoas que trabalham ao ar livre o dia todo, por exemplo, é recomendado que troque de óculos todo ano.

Doenças causadas pelo sol►

O oftalmologista Leôncio Queiroz, consultor médico da Abióptica, afirma que as principais doenças causadas pela radiação UV (ultravioleta) não aparecem de imediato. O sol tem efeito cumulativo sobre os olhos. A falta de proteção ou o uso de uma lente escura sem filtro permitem que uma quantidade maior de radiação UV penetre no globo ocular, aumentando em até 60% o risco de contrair catarata. A diminuição da luz no globo ocular faz a pessoa enxergar tudo embaçado até a completa perda da visão caso não seja tratada. O único tratamento para catarata é a cirurgia que substitui o cristalino opaco por uma lente intraocular.

Outras doenças oculares causadas pela exposição ao sol sem proteção são o pterígio e a degeneração da mácula, parte central da retina responsável pela visão de detalhes.

Muitas pessoas confundem pterígio com catarata. O pterígio, é um espessamento leitoso da conjuntiva, membrana incolor que cobre a parte branca do globo ocular e a superfície interna das pálpebras. A doença é uma reação de defesa contra o ressecamento provocado pela radiação UV. Surge no canto do olho e cresce em direção à córnea. É, portanto, uma alteração externa ao contrário da catarata que é interna. No início o pterígio pode ser tratado com pomadas anti-inflamatórias. Mas quando começa a atrapalhar a visão, deve ser retirado através de uma intervenção cirúrgica ambulatorial.

A degeneração macular é a perda irreversível da visão central. Nossos olhos podem ser comparados a uma máquina fotográfica. A Oftalmologia ainda não troca o filme dessa máquina que corresponde à retina.

.......................................................................

Fonte: https://vidasaudavel.gazetaesportiva.com/

tagMarcar fotopinAdicionar localpencilEditar

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page