July 25, 2019

Please reload

Posts Recentes

Cresce espera por transplante de córnea

August 7, 2019

1/10
Please reload

Posts Em Destaque

Dia Mundial do portador de ceratocone

November 10, 2018

10 de novembro é o Dia Mundial do Ceratocone, patrocinado pela Fundação Nacional de Ceratocone , um programa de educação do Herbert Eye Institute Gavin, UC Irvine.

Mas o que é o Ceratocone?

Ceratocone é uma doença caracterizada pelo afinamento e alteração na curvatura da córnea que passa a ter o formato semelhante ao de um cone. Estas alterações causam miopia e astigmatismo. O comprometimento da refração varia de acordo com a quantidade de tecido afetado na córnea. Por isso, no estágio inicial pode ser confundido com vício refrativo. Conforme a doença evolui afeta severamente nossa forma de perceber o mundo, dificultando a realização de tarefas simples como dirigir, assistir TV ou ler um livro.

Quais as causas?

Muitas podem ser as causas do ceratocone.Há evidências de que alguns genes estão relacionados à doença. Por isso, é comum surgirem casos na mesma família. As alergias podem estar relacionadas uma vez que coçar os olhos fragiliza as fibras de colágeno da córnea. Vale ressaltar que um relatório internacional revela que o uso de smartphones e tablets com acabamento em níquel aumenta a incidência de alergia tópica (na pele). Sete em cada 10 alérgicos desenvolvem a sensibilidade nos olhos Por isso, alérgicos a níquel devem manter distância desses equipamentos para evitar o ceratocone. Doenças sistêmicas e o uso incorreto de lentes de contato também favorecem o desenvolvimento.

Quais os grupos de risco?

Portadores de síndrome de Down, alérgicos e quem tem casos na família formam os principais grupos de risco. Geralmente o ceratocone tem início na adolescência, em torno dos 16 anos . Embora menos frequente, pode também ocorrer na infância e raramente após os 30 anos de idade. Atinge homens e mulheres e em 90% dos casos afeta os dois olhos com um intervalo de 5 anos entre o primeiro olho e o segundo. O período de desenvolvimento varia entre uma pessoa e outra. Geralmente progride durante 5 a 10 anos com mudanças rápidas na refração e portanto, na córnea, para depois estabilizar. Entre mulheres, o período de gestação pode agravar o ceratocone por causa da elevação dos hormônios reprodutivos e a maior retenção de água.
Saiba mais sobre o Ceratocone clicando aqui: 

http://drqueirozneto.com.br/ceratocone/

#tratamentodoglaucoma #cuidadocomoglaucoma #glaucoma#colirios #drqneto #drqueirozneto #comopingarcolirios
#ceratocone #Queratocono #keratoconus #transplantedecornea#cornea #astigmatismo #miopia #Crosslink#Crosslinkingcorneano #anelintraestromal #aneldeferrara#keraring #boavisao #saudeocular #lentedecontato #lenteescleral#lenterosek #lentesclera #vouvenceroceratocone #drqneto #queirozneto #ceratoconeagudo #hidropsiacorneana

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Siga