Novembro Azul | Prevenção

Novembro Azul | Prevenção

Sabe-se que cerca de 10% dos homens, por volta de 70 anos, contrai câncer de próstata. E está em segundo lugar dentre os cânceres que mais acometem os homens após os 50 anos de idade. Qual é o papel da alimentação da prevenção? O que a ciência diz sobre os alimentos que ajudam a prevenir o câncer de próstata?

Os fatores de risco são: idade, histórico familiar e país de nascimento. E a alimentação adequada pode fazer uma grande diferença, comprovada por vários estudos, e talvez seja o único meio de se prevenir este tipo de câncer. O Dr. Connie Guttersen afirmou no New England Journal of Medicine que “a cada ano estamos descobrindo pesquisas surpreendentes sobre o poder dos alimentos, e enfatizando a importância da ingestão de alimentos naturais e integrais”.

Além de uma boa nutrição, um estilo de vida ativo é um outro componente que conta muito, afirma o Dr. Mitchell Sokoloff, diretor do Departamento de Urologia da Universidade de Medicina em Massachusetts.

Então, comece a mudar seus hábitos alimentares e práticas cotidianas, e preste bastante atenção à sua dieta, tendo o objetivo de prevenir este tipo de câncer.

Assim como há alimentos que podem prejudicar a próstata – alimentos que você deveria evitar, ou não ingerir com uma certa freqüência -, existem também os alimentos que previnem o câncer de próstata, pois a protegem de várias formas. Abaixo indicamos quais são esses alimentos:

1. Peixe Peixes de água fria, como salmão, sardinha, atum e truta, são ricos em ômega-3. O ômega-3 é uma gordura saudável, que previne inflamações no corpo, e que pode reduzir o risco de câncer, assim como aumentar os níveis de HDL, o colesterol “bom”.

Estudos mostram que suplementos de óleo de peixe e uma dieta com pouca gordura diminuem o crescimento das células cancerosas da próstata.

Recomenda-se o consumo de, no mínimo, duas vezes por semana.

2. Tomates e outros frutos vermelhos Pesquisas na área apontam que certos frutos vermelhos podem ser alimentos que previnem o câncer de próstata. Quanto mais vermelhos, melhor. Por quê? Porque esses alimentos contêm licopeno, que é um antioxidante muito eficaz. Encontrado no tomate e derivados, melancia, entre outros. Vale lembrar que a absorção do licopeno é mais fácil se o tomate for cozido.

Segundo o World Cancer Research Fund e o American Institute for Cancer Research, o licopeno e o selênio são fundamentais para a prevenção, além da vitamina E e soja. Eles ainda alertam para o excesso de suplementos de cálcio e o betacaroteno, que não apresentaram efeitos benéficos.

3. Frutas e legumes Os compostos dos vegetais verdes auxiliam o corpo a destruir substâncias carcinogênicas. Os nutrientes e vitaminas que as frutas contêm, como o abacate por exemplo, podem diminuir o risco de se contrair câncer de próstata.

4. Brócolis O brócolis contém fitoquímicos que podem ajudara diminuir o risco de câncer de próstata. E se você não gosta de brócolis? Existem outros vegetais crucíferos que também podem ser alimentos que previnem o câncer de próstata, com efeitos semelhantes, como repolhos, couve, couve-flor, couve de bruxelas, etc

5. Soja Além do licopeno, encontrado nas frutas vermelhas e tomates, a isoflavona é também um nutriente que diminui o risco do câncer de próstata. Os alimentos que contêm isoflavona são o queijo de soja, ou tofu, ervilhas, lentilhas, brotos de alfafa, e amendoim.

6. Chá verde Comparando-se homens que ingerem chá verde aos que não ingerem, há nos primeiros uma menor incidência do câncer de próstata.

Sabe-se que o chá verde é um dos mais eficazes antioxidantes. E pode ser consumido na forma de chá ou suplementos.

7. Café Estudos realizados há décadas mostram que a quantidade de café ingerido tem uma relação direta com o aumento ou diminuição das chances de se contrair câncer de próstata. A cada 3 xícaras, a probabilidade diminui em 11%.

8. Gordura vegetal saudável Azeite de oliva, frutas, vegetais frescos, nozes ou sementes.

Procure evitar gordura animal, que pode aumentar o risco de câncer, encontrada em carnes, manteiga e queijo. Também evite doces e alimentos industrializados. Além disso, se comer carne, procure cozinhá-la moderadamente.

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.................................................. Fonte: Mundoboaforma

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