Junho violeta o mês do CERATOCONE

Durante todo o mês celebra-se o Junho Violeta, uma campanha focada em conscientizar a população sobre o #Ceratocone.

A doença leva ao aumento excessivo da curvatura da córnea, deixando-a fina e irregular. A alteração progressiva do formato da córnea gera um grau irregular (astigmatismo) levando a baixa da acuidade visual (visão) progressiva.

O foco desta postagem, é conscientizar a população sobre o risco de #coçar excessivamente os #olhos, um dos principais comportamentos de risco para o desenvolvimento do quadro. Além disso, o objetivo é lembrar como é importante manter uma rotina de consultas com um oftalmologista, para detectar essa e outras doenças em seus estágios iniciais.

As pessoas com Ceratocone que possuem boa acuidade visual com o uso de óculos ou lentes de contato e que estejam evoluindo (piorando) são candidatos ao procedimento Crosslinking corneano, que consiste na aplicação de Riboflavina (Vitamina B2) e raios UVA na córnea. O procedimento aumenta o número de ligações covalentes entre as fibras de colágeno corneanas resultando em um enrijecimento da córnea, tentando diminuir a progressão da doença.

O Ceratocone é uma doença progressiva, e seu diagnóstico precoce pode ajudar no tratamento e diminuir a chance de sua progressão. Por isso, informe-se e previna-se!